A pesquisa por: retornou 213883 resultados em: 0.285 segundos.
... Evangelho de 15 de outubro de 2025

Dom Mário Spaki comenta o Evangelho de Lucas 11,42-46 Leia tudo  
https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2025-10/evangelho-dom-mario-spaki-15-outubro-2025.html

... Reitor UCM: “diálogo nacional só fecundo se alimentado por um espírito de verdade”

Está em curso em Moçambique o Diálogo Nacional inclusivo, lançado oficialmente no dia 10 de setembro, e cuja fase de auscultação pública a nível das províncias e da diáspora arrancou no passado dia 6 de outubro.
https://www.vaticannews.va/pt/africa/news/2025-10/dialogo-nacional-fecundo-alimentado-espirito-verdade-reitor-ucm.html

... Madagascar: protestos continuam enquanto militares apoiam os jovens

Em Antananarivo, o movimento de manifestações da “Geração Z” continua em mobilização. No domingo, 12/10, parte do Exército se uniu aos manifestantes se recusando a disparar gás lacrimogênio e bombas de efeito moral.
https://www.vaticannews.va/pt/mundo/news/2025-10/madagascar-protestos-militares-jovens.html

... Produção industrial sobe em agosto na Zona Euro e na UE

Em Portugal, o indicador subiu, em agosto, 1,8% face ao mesmo mês de 2024 e 2,2% na comparação com junho.
https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/20251015-110142-producao-industrial-sobe-em-agosto-na-zona-euro-e-na-ue

... Azores Airlines: Corte salarial é a chave para o negócio após aumentos de 30%

Uma decisão da anterior administração está a provocar um impasse nas negociações para a venda da Azores Airlines. Depois de aumentos em 2024, os sindicatos não aceitam, agora, um corte na remuneração.
https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/transportes/aviacao/detalhe/azores-airlines-corte-salarial-e-a-chave-para-o-negocio-apos-aumentos-de-30

... Depois dos 50 dólares, já há quem veja a prata a caminho dos 100

Com a subida fulgurante do metal precioso, que sobe 80% desde o início do ano, há já analistas que apontam para que duplique de valor num futuro próximo.
https://www.jornaldenegocios.pt/mercados/materias-primas/detalhe/depois-dos-50-dolares-ja-ha-quem-veja-a-prata-a-caminho-dos-100

... Biometano é aposta na transição até à maturidade do hidrogénio

Pedro Verdelho defende que o biometano é uma “opção sem arrependimentos” para descarbonizar o setor do gás enquanto o hidrogénio não atinge escala e custos competitivos, alertando para os riscos técnicos e económicos de misturas prematuras nas redes.
https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/energia/detalhe/biometano-e-aposta-na-transicao-ate-a-maturidade-do-hidrogenio

... A cultura da simpatia não nos leva a lado nenhum!

Quando um líder não é capaz de ser honesto, primeiro consigo próprio e depois com aqueles que dependem dele, rapidamente passa esse código de conduta para toda a gente, e adeus criatividade, tudo estagna.
https://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/colunistas/isabel-stilwell/detalhe/a-cultura-da-simpatia-nao-nos-leva-a-lado-nenhum

... Do campo de milho à fábrica de detergentes em Angola. Nuvi tem mais para vender

Nuvi, "holding" que agrega os investimentos de Luís Vicente, dono de uma das maiores fortunas de Portugal, procura interessados para um trio de ativos em Angola.
https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/comercio/detalhe/do-campo-de-milho-a-fabrica-de-detergentes-em-angola-nuvi-tem-mais-para-vender

... Temporada de resultados e França dão força à Europa. LVMH dispara mais de 12%

Acompanhe aqui, minuto a minuto, a evolução dos mercados desta quarta-feira.
https://www.jornaldenegocios.pt/mercados/mercados-num-minuto/detalhe/asia-e-europa-em-recuperacao-apos-turbulencia-comercial

... Apple vai reforçar presença e cooperação com a China, diz Tim Cook

Durante um encontro em Pequim com um representante do Governo, o CEO discutiu a situação da empresa norte-americana no país e possíveis áreas de colaboração nos setores da eletrónica e tecnologia da informação.
https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/apple-vai-reforcar-presenca-e-cooperacao-com-a-china-diz-tim-cook

... Agências de rating duvidam das metas de Miranda Sarmento

Apesar de elogiarem a “prudência” orçamental e a “dinâmica favorável” da dívida pública, os responsáveis pela classificação da qualidade do investimento em Portugal advertem que não será possível conseguir um excedente orçamental em 2026.
https://www.jornaldenegocios.pt/mercados/obrigacoes/detalhe/agencias-de-rating-duvidam-das-metas-de-miranda-sarmento

... Inflação em Espanha em setembro revista em alta para 3%

O INE tinha anteriormente estimado uma inflação de 2,9% em setembro, mas esta quarta-feira revelou que se situou em 3%.
https://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/inflacao-em-espanha-em-setembro-revista-em-alta-para-3

... Jornalismo “prompt” a ler

O aumento da procura por este “jornalismo pronto a ler” tem ramificações sociais, cognitivas e democráticas. Uma geração que confie na IA para interpretar o mundo por si acabará por vê-lo exclusivamente através dos filtros definidos pelos modelos tecnológicos e não pelos seus.
https://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/detalhe/jornalismo-prompt-a-ler

... Bruxelas alerta que casas estão sobrevalorizadas em 35%

Sobrevalorização do mercado imobiliário em Portugal é a maior na Zona Euro. Relatório da Comissão mostra que diferença é de 35%.
https://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/bruxelas-alerta-que-casas-estao-sobrevalorizadas-em-35

... Ouro do Banco de Portugal duplica de valor em dois anos e meio

Desde 2023 que o metal amarelo tem vindo a registar um saldo positivo nos mercados internacionais. Feitas as contas a todo o período, as reservas de ouro do BdP, que têm estado inalteradas, valem já 44,4 mil milhões de euros – quando em março de 2023 valiam metade disso.
https://www.jornaldenegocios.pt/mercados/materias-primas/detalhe/ouro-do-banco-de-portugal-duplica-de-valor-em-dois-anos-e-meio

... Construtoras turcas em Portugal com alta velocidade, metros, portos e aeroporto na mira

Uma delegação de construtoras turcas está até quinta-feira em Portugal para conhecer os grandes projetos de infraestruturas, que estima em 100 mil milhões de euros de investimento nos próximos cinco anos, e analisar possíveis parcerias com empresas nacionais.
https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/construcao/detalhe/construtoras-turcas-em-portugal-com-alta-velocidade-metros-portos-e-aeroporto-na-mira

... Lisboa acompanha dia positivo na Europa. Teixeira Duarte acelera 7%

O índice de referência nacional acompanha o dia positivo na Europa após a estabilização da crise política em França. Construtora lidera ganhos, com a EDPR também a impulsionar.
https://www.jornaldenegocios.pt/mercados/bolsa/detalhe/lisboa-acompanha-dia-positivo-na-europa-teixeira-duarte-acelera-7

... "Choque fiscal" na habitação vai pôr mais casas no mercado?

O novo pacote para combater a crise na habitação é o tema deste episódio. Gonçalo Moura Martins considera as medidas anunciadas “parcialmente boas”, mas lamenta a “desastrosa estratégia de comunicação”. Já António Ramalho afirma que o arrendamento em Portugal tem hoje "um prémio de risco altíssimo para os senhorios", que tem de ser reduzido, e explica por que razão quem quer resolver o problema da habitação no país tem de fazer a quadratura do círculo.
https://www.jornaldenegocios.pt/podcast/partida-de-xadrez/detalhe/choque-fiscal-na-habitacao-vai-por-mais-casas-no-mercado?

... O paradoxo português do crédito: precisamos de capital, mas bloqueamos o “private credit”

Num momento em que Portugal precisa de capital para transformar a sua economia, continuar a fechar a porta ao “private credit” é um luxo que não se pode permitir.
https://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/detalhe/o-paradoxo-portugues-do-credito-precisamos-de-capital-mas-bloqueamos-o-private-credit


Resenhas